segunda-feira, março 13, 2006

Amigo da onça...



Amigo da Onça é um personagem criado por Péricles de Andrade Maranhão (14 de agosto de 1924 - 31 de dezembro de 1961) e publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.

Satírico, irônico e crítico de costumes, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações.

Amigo-da-onça

A expressão “amigo-da-onça” é utilizada para referir-se a um amigo falso, hipócrita, também chamado popularmente de “amigo-urso”.

A expressão tornou-se bastante popular no Brasil a partir dos anos 40, quando o cartunista Péricles de Andrade Maranhão criou o personagem Amigo da Onça a partir de uma piada que ouvira.

Piada original

Dois caçadores dividem uma barraca. Um deles pergunta:
- E se aparecesse uma onça agora?
- Eu dava um tiro nela.
- E se você estivesse sem arma?
- Eu usava o facão.
- E se você estivesse sem facão?
- Eu subia numa árvore.
- E se não tivesse árvore?
- Eu corria.
- E se você estivesse paralisado de medo?
- Pô, você é meu amigo ou amigo da onça?

Quando começarem a acreditar na história que alguém vos está a contar sobre vos ajudar...
Lembrem-se desta historinha...
Pode ser que no futuro não tenham desilusões!

(Foi uma conversa engraçada...até que foi!)

over